segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os Oficiais

Fonte da Imagem: Google


       Há um conceito Taoísta muito antigo que diz que as pessoas são compostas de diferentes "Divindades" ( ou Forças) que residem dentro delas. O capítulo 8 do Su Wen retrata os Órgãos muito mais sob o ponto de vista de sua função na mente e espírito de uma pessoa do que sob o ponto de vista de suas funções.

      Assim, o Coração onde reside a Mente/Espírito (Shen) e se associa ao Elemento Fogo ocupa o lugar do Imperador (senhor, soberano, monarca, etc.; diz-se que do Coração se origina o "Brilho do Espírito" (presença de espírito, originalidade, o que tem luz, etc.) que faz com que todos notem e considerem uma pessoa por suas qualidades e capacidade de discernir. A alegria e felicidade que a pessoa é capaz de despertar faz com que todos a sigam. O Intestino Delgado também se associa ao Elemento Fogo e tem a responsabilidade de receber, separar, absorver e encaminhar os assuntos. Ele se relaciona com o Coração porque influencia o julgamento lúcido, ajudando a distinguir qual o melhor caminho a seguir, pois a capacidade de discernir depende de uma mente clara e forte como a do Imperador.

      O Fígado que abriga a Alma Etérea (Hun) e se associa ao Elemento Madeira, ocupa o cargo do General das Forças Armadas, pois é ele quem avalia as circunstâncias e define as estratégias que serão adotadas; todos os planos se originam dele. A Vesícula Biliar também se associa ao Elemento Madeira, é ela quem determina o que é correto e justo, permitindo que se tenha certeza quanto a decisão sobre qual estratégia seguir.  
 
      O Pulmão que abriga a Alma Corpórea (Po) e se associa ao Elemento Metal, ocupa o cargo de Ministro-Chanceler, pois ele é o primeiro e único órgão a ter contato com a região externa do corpo. A ele cabe a regulação da rede que dá vida, ele é quem faz as trocas com o meio externo, assim como também é ele quem promove as defesas. O Intestino Grosso também se associa ao Elemento Metal, é o responsável pelo trânsito dos aspectos conscientes e inconscientes. É nesse Órgão (considerado uma Víscera dentro da Medicina Tradicional Chinesa) que os aspectos conscientes atingem o inconsciente. É ele quem aprecia a emoção gerada a partir de cada acontecimento cotidiano no ambiente e determina como nos sentimos à respeito.

      O Baço é o oficial que tem o cargo de tomar conta do celeiro, é ele quem mantém a ordem e quem separa, transforma e transporta as provisões. Associa-se ao Elemento Terra e, é o Órgão que abriga os pensamentos e a memória, sendo que o desenvolvimento intelectual e o aprendizado ocorrem por sua conta. O Estômago também se associa ao Elemento Terra, é o responsável pela atividade mental concreta e amadurecimento das idéias. É o Estômago quem processa as emoções básicas frente aos fatos, promovendo o bom senso e a aceitação da situação; é ele quem ajuda a expressão de uma forma digna e inteligente.

      O Rim abriga a Essência (Jing) e se associa ao Elemento Água. É o oficial que administra a criação, o Poder e a Vontade direcionando as forças da vida (Yin e Yang), fazendo com que se cumpram os objetivos traçados com perícia e habilidade. A Bexiga também se associa ao Elemento Água e, é responsável pelas regiões e pelas cidades. Ela toma a seu cargo a concentração e armazenamento da Água (emoção) elevando o que é puro e eliminando o que é impuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário