sábado, 1 de agosto de 2015

Presença de Espírito



      A raiz de todos os desequilíbrios no ambiente, num sistema social, comportamento, emoção ou saúde física de uma pessoa está no que o chinês ancestral define como "Mente" ou "Espírito" (Shen). Shen é o princípio vital ou o que anima o homem.

      "O Shen é aquilo pelo qual um determinado ser é diferente de qualquer outro; aquilo que transforma alguém em um indivíduo e mais do que uma pessoa."

(Larre et al., 1986)

      A palavra "Espírito" abrange muitos aspectos do ser. Religião, misticismo, percepção espiritual emanam do espírito humano assim como a vontade de agir, a maneira de pensar e sentir. Qualquer experiência que proporcione alguma sensação ou sentimento toca o "Espírito"; o amor e a compaixão são expressões diretas do "Espírito".

      A Mente/Espírito se associa ao Elemento Fogo, que quando está em equilíbrio se manifesta através da clareza, nitidez, lucidez. Ocorre uma melhor facilidade em se concentrar, definir claramente os objetivos de vida, reconhecer os recursos pessoais de que se dispõe e o que precisa para obter mais e melhores recursos. A pessoa é capaz de aprender com a experiência coletiva, avaliar soluções possíveis para cada caso e pesar o custo e benefício de cada escolha; é capaz inclusive de avaliar o efeito de suas escolhas em longo prazo.

      Os olhos de quem tem o Elemento Fogo em equilíbrio são limpos, brilhantes e luminosos e nunca fogem ao contato com os outros olhares. A postura é ereta, segura e equilibrada; apresenta-se de maneira nobre; as expressões da face e do corpo são equilibradas; a linguagem é clara, assertiva, proveitosa e verdadeira.

      O Elemento Fogo em equilíbrio gera grande satisfação (prazer) em relacionar-se com os outros; se busca o lado positivo das pessoas, se oferece o melhor de si mesmo e visa sempre o engrandecimento de tudo e de todos. Comporta-se de maneira digna e provoca no outro a mesma atitude.

      Os desafios e circunstâncias da vida são administrados pela pessoa que tem o Elemento Fogo em equilíbrio com firmeza de ânimo. É hábil em criar novas saídas para velhos desafios, mas não deixa de seguir em frente com sua vida caso se depare com problemas insolúveis.

      O Elemento Fogo em equilíbrio dá a percepção de que a vida tem um significado e propósito maiores, e a pessoa empenha-se para manifestar e utilizar o seu máximo potencial. As emoções são vividas na medida que surgem e são conscientizadas; as reações são de acordo com o contexto e gravidade de cada situação.

      Quando a Mente/Espírito manifestada no Elemento Fogo em uma pessoa está em equilíbrio ela é capaz de gostar de si mesma e apreciar suas qualidades. Sabe se proteger e respeitar os seus limites; permite-se ser guiada por suas inspirações; se desenvolve, aprende e compartilha com os demais suas percepções e experiências de crescimento.

      A pessoa tem consciência de que é luz e busca manifestá-la em toda sua pureza.
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário