sábado, 7 de novembro de 2015

TUN, A RETIRADA

Fonte da Imagem: Google


“Montanha abaixo do céu: a imagem da RETIRADA. Assim o homem superior mantém o inferior à distância não com raiva, porém com reserva.”

A Montanha ergue-se sob o Céu, mas em virtude de sua natureza, ao final se detém. Por outro lado, o Céu retira-se para o alto, distancia-se e permanece fora de alcance. Isto simboliza o comportamento do homem superior diante da ascensão do inferior. Ele se recolhe a seu próprio interior. Mas não o faz por ódio, pois o ódio é uma forma de envolvimento subjetivo através do qual se permanece ligado ao objeto odiado. A força (Céu) do homem superior é demonstrada pelo fato de ele provocar a contenção (Montanha) do homem inferior através de seu equilíbrio e recato.



Conselho

O homem superior se mantém afastado do que é inferior; evita o ódio e preserva sua dignidade.

Interpretação

Quando o vulgar e o inferior são aceitos pela maioria como sendo algo normal, o homem que busca o crescimento interior se recolhe em si mesmo para preservar sua dignidade. Ele fica atento para não ser conduzido pelo desprezo e ódio, pois essas emoções o manteriam ligado a energia da vulgaridade e inferioridade. Só o equilíbrio, a reserva e a retidão podem manter as forças das sombras à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário