Fonte da Imagem: Google
O Hexagrama 28 "Ta Kuo", A preponderância do Grande; representa uma viga grossa de um telhado, pesada no centro, porém demasiado fraca nas extremidades. Essa é a condição que não pode perdurar; deve ser modificada, deve passar, pois de outro modo o infortúnio ameaçará.
O símbolo se refere a um grande acúmulo de pressão exercida por uma determinada situação. O perigo de uma "viga" em tal condição, ou o perigo do excesso de pressão sobre nós, é nos fazer perder o equilíbrio interior se assim permitirmos. Uma viga reta simboliza nossa vontade em prosseguir de prosseguir de maneira equilibrada e independente. Vendo as dificuldades da situação, nosso ego entra em estado de alerta; "a viga empena" quando nos deixamos contaminar com a dúvida. O ego tenta determinar o que acontecerá em seguida, o medo produz uma energia reagente. Se o ego assume o comando a firmeza se degenera em dureza, o afastamento em retaliação, e a perseverança em arrogância ou pretensão de resolver a situação a qualquer custo.
A única e melhor saída é "parar" de se antecipar (ou de controlar).Recuperar o equilíbrio e entregar o assunto ao Poder Superior. Podemos enfrentar este desafio nos desligando do medo, da desconfiança, da dúvida e do desejo do que pode vir a acontecer. Nosso sistema de vida pode influenciar os acontecimentos se buscarmos nosso centro de equilíbrio, onde só há espaço para que aconteça todo bem que qualquer situação em si pode conter.
Os Trigramas que compõem o Hexagrama: Sun, a Suavidade e Tui, a Alegria demonstram como tal influência poderá ser exercida. A "suave influência" permite que a cura e atração ocorram naturalmente.
Ser verdadeiramente próspero em todos os sentidos é permanecer modesto; ser verdadeiramente poderoso é permanecer reservado. Através da modéstia e da reserva, alcançaremos uma real superioridade sobre a situação.
* As palavras em negrito se referem a padrões associados ao Elemento Água.

Nenhum comentário:
Postar um comentário