sexta-feira, 3 de julho de 2015

MUDANÇAS

    Fonte da Imagem: Google


O Hexagrama 49 (Ko – Revolução) trata dos momentos em que são necessárias mudanças para que as coisas continuem a evoluir (tanto no sentido material quanto no sentido emocional e espiritual).
O Hexagrama alerta a princípio que há dois erros a evitar: o primeiro é a pressa e a falta de atenção aos detalhes; o segundo é a excessiva hesitação (medo) e conservadorismo (sentir-se seguro com o que já é conhecido). Em seguida o Hexagrama pondera sobre os apelos à mudança que as circunstâncias exteriores criam. Nem se deve dar ouvido a todos os apelos para que as coisas mudem, nem se devem ignorar os repetidos sinais que nos impelem à mudança.
“O Grande Homem muda como um tigre”. Nesta frase a imagem do tigre sugere força e determinação aliadas à observação e estratégia. Na natureza, apesar do tamanho e da força que possui um tigre, ele nunca ataca sua presa (objetivo) sem antes observar o ambiente, quais são suas chances de sucesso, como deve empreender o ataque e qual seria sua rota de fuga caso não seja bem sucedido. Ou seja; sempre é possível mudar tudo a fim de evoluir, só é preciso: saber esperar o momento certo, ter a atitude correta a fim de atrair as oportunidades certas, apoiar-se na força do caráter que age sempre para o bem (próprio e do meio em que vive) e estar convicto de que a mudança é uma real necessidade e não um apelo infantil do ego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário